Universidade Federal de Jataí estrutura Auditoria Interna

O setor atua na eficácia dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles

Publicado em

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) anunciou a criação e implantação de sua Auditoria Interna (Audin), conforme aprovado pela Resolução Consuni nº 14/2024. Este novo órgão é parte integrante do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e está vinculado ao conjunto de Unidades de Auditoria Interna Governamentais (UAIG), com orientação normativa e supervisão técnica fornecidas pela Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).

A Audin tem como missão auxiliar a administração pública na realização de seus objetivos, oferecendo serviços de avaliação e consultoria que visam agregar valor e melhorar as ações institucionais. Atividades de auditoria interna são consideradas uma linha de defesa essencial na gestão pública, focando na eficácia dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles.

O Regimento Interno da Audin, detalhado na Resolução Consuni nº 14/2024 e disponível online, define sua estrutura administrativa, missão, objetivos e funcionamento. A unidade já está operacional no prédio da Reitoria, no Câmpus Jatobá, e pode ser contatada pelo e-mail auditoria.interna@ufj.edu.br. As comunicações devem ser feitas através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), observando a Unidade SEI “Audin”.

A servidora Gabriella Braga Melo foi designada como chefe interina da Audin pelo período de 12 meses, conforme a Portaria nº 911/2024, publicada no Diário Oficial da União em 26 de julho de 2024, e retificada pela Portaria nº 912/2024 em 30 de julho de 2024.

A Audin está atualmente em fase de estruturação, realizando as tarefas necessárias para o planejamento dos trabalhos de auditoria prioritários para o próximo ano.